Preço dispara, mas a área encolhe: o paradoxo do feijão no Paraná
O feijão sobe quase 60% em um ano no Paraná, mas a reação dos preços não foi suficiente para impedir uma nova redução na área de cultivo. Para a primeira safra 2026/27, o Departamento de Economia Rural (Deral) projeta 88,3 mil hectares, recuo de 14% diante dos 102,2 mil hectares colhidos no verão anterior.
O movimento chama atenção porque ocorre justamente quando os preços voltaram a reagir. Em setembro, o valor médio recebido pelo produtor avançou 12% para o feijão-carioca e 8% para o feijão-preto. No acumulado de 12 meses, a valorização dos dois grupos está ao redor de 60%.
A aparente contradição tem uma explicação importante: quando a alta ficou mais evidente, grande parte das decisões sobre a safra já estava tomada. Além disso, segundo o Deral, o feijão continua sendo considerado uma cultura de maior risco quando comparado à soja e ao milho.
Por que o produtor planta menos mesmo com o feijão mais caro?
Porque o preço reagiu depois que boa parte da programação da safra já havia sido definida. A decisão de área não depende apenas da cotação atual: entram na conta risco climático, concorrência com soja e milho, custos, possibilidade de perda de qualidade e a grande volatilidade característica do mercado de feijão.
Preço, área e clima apontam em direções diferentes e ajudam a explicar por que uma forte valorização não provocou aumento imediato do plantio.
A alta veio quando a safra já estava praticamente decidida
Esse é o ponto central para entender o cenário. A alta recente do feijão não significa que o produtor tenha recebido esse sinal de mercado no momento em que decidiu quanto plantar.
O próprio Deral destaca que a valorização deve exercer pouca influência sobre a intenção de plantio da primeira safra, porque os produtores já estavam programados quando o movimento ganhou força.
Na prática, existe uma defasagem entre o mercado e a lavoura. Antes de a semente entrar no solo, o produtor já precisa definir área, comprar insumos, organizar máquinas, escolher cultivares e decidir qual cultura ocupará cada talhão.
Preço melhorou depois
A reação mais forte das cotações ocorreu quando muitas propriedades já tinham o planejamento de verão encaminhado.
A área compete com outras culturas
Soja e milho entram diretamente na comparação de risco, operação, mercado e retorno esperado dentro da propriedade.
Feijão exige atenção maior
Oscilações de preço e elevada sensibilidade às condições climáticas tornam a decisão de ampliar área menos automática.
Preço de hoje não define sozinho a safra
O produtor precisa avaliar qual poderá ser o mercado no momento da colheita, e não apenas a cotação observada durante o plantio.
Paraná deve plantar 88,3 mil hectares na primeira safra
A estimativa atual é de 88,3 mil hectares de feijão na primeira safra paranaense de 2026/27. Se confirmada, será uma redução de 14% frente aos 102,2 mil hectares colhidos no ciclo 2025/26.
A retração reforça um movimento que já vinha aparecendo no setor. No início de 2026, o Paraná também havia reduzido significativamente a área de outras etapas da produção de feijão, situação que contribuiu para deixar a oferta mais ajustada ao longo do ano.
O Conecta Agro Brasil já mostrou esse movimento ao analisar por que o feijão ficou mais caro para produtores e consumidores em 2026. A combinação de menor área, problemas climáticos e disponibilidade restrita de lotes de qualidade ajudou a sustentar os preços.
| Indicador | Safra 2026/27 | Comparação |
|---|---|---|
| Área prevista | 88,3 mil hectares | -14% |
| Área anterior | 102,2 mil hectares | Safra 2025/26 |
| Plantio atual | 52% | 62% no mesmo período anterior |
| Feijão-carioca em setembro | +12% | Preço médio ao produtor |
| Feijão-preto em setembro | +8% | Preço médio ao produtor |
| Acumulado em 12 meses | Cerca de +60% | Carioca e preto |
Oferta menor ajuda a explicar por que os preços reagiram
O avanço das cotações ocorre justamente durante a entressafra paranaense e diante da expectativa de uma produção proveniente de uma área menor.
Essa combinação reduz a folga do mercado. Quando a disponibilidade de produto diminui e os compradores precisam disputar os melhores lotes, o preço tende a reagir antes mesmo da entrada de uma nova colheita.
Em setembro, essa reação ficou evidente: o feijão-carioca teve alta média de 12% no preço recebido pelos produtores, enquanto o preto avançou 8%. Considerando os últimos 12 meses, os dois acumulam valorização ao redor de 60%.
Menos área não significa automaticamente falta de feijão
A produção final também dependerá da produtividade. Uma área menor pode ser parcialmente compensada por rendimento elevado, enquanto problemas climáticos podem ampliar o impacto da redução do plantio. Por isso, o volume efetivamente colhido será mais importante que a área isoladamente.
O plantio está mais lento mesmo com uma área menor
Além da redução da superfície cultivada, o ritmo dos trabalhos chama atenção. Até o levantamento de 8 de outubro, 52% da área prevista estava plantada. No mesmo momento do ciclo anterior, o índice era de 62%.
Segundo o Deral, as chuvas frequentes têm oferecido poucas tréguas para a entrada das máquinas. Ainda assim, as lavouras já implantadas apresentam desenvolvimento inicial considerado satisfatório.
Apenas 3% da área semeada já havia chegado ao florescimento. As lavouras mais precoces podem começar a ser colhidas em dezembro, mas a tendência é de que os trabalhos ganhem intensidade somente no início de 2027.
🌧️ Umidade ajuda no início
A disponibilidade de água favorece germinação e estabelecimento das plantas quando não há excesso prolongado.
🚜 Máquinas perdem janela
Solo excessivamente úmido reduz os períodos disponíveis para semeadura e outros tratos culturais.
🦠 Doenças ganham atenção
Maior disponibilidade hídrica e nebulosidade podem criar condições mais favoráveis ao desenvolvimento de problemas sanitários.
🫘 Colheita também preocupa
Chuva excessiva próximo da maturação pode afetar a qualidade e até favorecer germinação dos grãos ainda nas vagens.
O preço pode continuar alto?
A resposta dependerá principalmente do tamanho e da qualidade da nova oferta. Se a produtividade for elevada e a entrada de feijão novo ocorrer normalmente, parte da pressão que sustentou as cotações pode diminuir.
Por outro lado, uma produção menor que a esperada manteria um mercado com menos folga. O comportamento das chuvas será especialmente importante porque o feijão possui ciclo relativamente curto e é sensível tanto ao déficit quanto ao excesso de água.
O mercado também diferencia fortemente os lotes pela qualidade. Cor, umidade, classificação e padrão comercial podem fazer com que produtos colhidos no mesmo período tenham valores bastante diferentes.
Alta de preço não é garantia de margem maior
Para o produtor, o indicador mais importante continua sendo a relação entre produtividade, qualidade, custo por hectare e preço efetivamente obtido na venda. Uma cotação mais alta pode melhorar a receita, mas não elimina o risco de perdas agronômicas ou de uma mudança de mercado até a colheita.
E o consumidor? Os 60% vão aparecer no supermercado?
Não necessariamente. O avanço próximo de 60% citado pelo Deral se refere ao preço médio recebido pelo produtor ao longo de 12 meses.
Entre a propriedade rural e a prateleira existem beneficiamento, classificação, empacotamento, transporte, estoques, distribuição e varejo. Por isso, o percentual observado no campo não é automaticamente reproduzido no preço final pago pelas famílias.
Mesmo assim, uma oferta mais ajustada tende a manter o feijão no radar do mercado consumidor. Se a nova safra vier menor ou apresentar problemas de qualidade, aumenta a possibilidade de pressão em outros elos da cadeia.
O comportamento no varejo já havia chamado atenção em meados deste ano, quando o Conecta Agro Brasil analisou a alta do feijão nas capitais brasileiras e mostrou que o repasse ao consumidor não ocorre na mesma intensidade observada no campo.
Então o que explica o cenário atual?
O Paraná chega à safra 2026/27 com uma combinação pouco intuitiva, mas perfeitamente possível no mercado agrícola: preços significativamente maiores e, ao mesmo tempo, menos área plantada.
Isso acontece porque o valor atual do produto reflete principalmente uma oferta que ficou mais apertada, enquanto a decisão de plantio foi tomada antes da valorização mais recente e dentro de uma comparação de risco com soja e milho.
Agora, o foco passa da intenção de plantio para o desempenho das lavouras. Se o clima permitir boa produtividade e qualidade, a nova oferta poderá aliviar parte da pressão. Se houver dificuldades durante o ciclo, os 88,3 mil hectares previstos ganharão ainda mais importância para o equilíbrio do mercado.
Os próximos meses vão responder três perguntas
Quanto o Paraná realmente produzirá? A produtividade poderá compensar parte da redução da área?
Como virá a qualidade? Chuvas acima do normal poderão afetar doenças, maturação e padrão comercial?
O preço permanecerá firme? A entrada dos primeiros lotes a partir de dezembro mostrará como compradores e vendedores reagirão à nova oferta.
Fonte de publicação
| Fonte | Documento | Informações utilizadas |
|---|---|---|
| Departamento de Economia Rural — Deral/Seab-PR | Boletim Conjuntural — Semana 41/2026 | Área prevista, ritmo do plantio, preços ao produtor, condições das lavouras e riscos climáticos |
| Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná | Síntese oficial publicada em 8 de outubro de 2026 | Atualização da primeira safra de feijão 2026/27 no Paraná |
🫘 Preço alto chama atenção. Área menor muda a conta.
📈 O feijão acumula valorização próxima de 60% em 12 meses no Paraná.
🌱 A primeira safra 2026/27 deve ocupar 14% menos área.
🌧️ Agora, produtividade, qualidade e clima definirão se a oferta conseguirá aliviar o mercado.
“` :chatgpt-content-reference{index=”0″}